quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Os 100 mais Belos

Direto do site do Estadão, para a gente (que se diz amante do cinema) pensar sobre a seleção que temos feito. Quem já assistiu ao menos 2 da lista?? Será que por estarmos em outra época, outros valores, eles não são mais necessários??? Dúvido muito.

por Luiz Zanin

Está no site da Cahiers du Cinéma: 78 críticos e historiadores do cinema se reuniram para escolher os 100 maiores de todos os tempos. Ou os "100 mais belos", o que pode ser ligeiramente diferente.

Na cabeça, deu o óbvio: Cidadão Kane, com 48 votos. Mas logo a seguir, um azarão: O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter), única direção do grande ator Charles Laughton,aparece nos calcanhares de Kane, com 47 votos, apenas um a menos do que o clássico de Orson Welles. Empata com outro habitué das listas de melhores, A Regra do Jogo, de Jean Renoir, também com 47 votos.

Os outros, até o 11º colocado:

4- Aurora, de Murnau - 46 votos
5- O Atalante, de Jean Vigo - 43
6- M. o Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang - 40
7- Cantando na Chuva, de Stanley Donen - 39
8- Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock - 35
9- O Boulevard do Crime, Marcel Carné - 34
9- Ouro e Maldição, de Eric von Strohein - 34
9- Rastros de Ódio, de John Ford - 34

OBS.: não se trata de uma lista oficial da Cahiers. A revista apenas a publica. Foi feita por iniciativa de Claude-Jean Philippe, que mandou o questionário aos 78 críticos e historiadores do cinema, com patrocínio da prefeitura de Paris.

Nenhum comentário: